Pouca gente percebe, mas realizar atividades físicas pode estar diretamente relacionado com a saúde de sua boca. Para qualquer exercício, como uma simples corrida, o cuidado não pode ser deixado de lado, pois tem um impacto no desempenho esportivo, influenciando o cotidiano.

Por não ser muito comentado entre as pessoas, muita gente acaba realizando suas atividades físicas e negligenciam sua saúde bucal, o que não deveria ser feito.

Isso não deve ocorrer, pois os dentes, assim como qualquer outra parte do corpo, devem ser bem cuidados, ainda mais se você precisar visitar um dentista especializado em canal.

Dessa forma, é pertinente lembrar que todas as pessoas devem ter um cuidado especial com a cavidade bucal. Porém, em caso de atletas e praticantes de atividades físicas, esse cuidado deve ser redobrado.

O não comprometimento com esse hábito pode acabar afetando de forma negativa seu desempenho. Em todo caso, a visita a um periodontista é crucial para assegurar que tudo esteja funcionando corretamente.

Benefícios da corrida no dia a dia

Antes de falar da relação que a atividade física tem com a saúde bucal, é fundamental que você entenda o porquê de qualquer atividade ser importante para sua saúde geral, bem como o motivo de você começar a praticar o mais rápido possível.

Atividades físicas são ainda mais importantes se você estiver com alguma complicação em seu corpo.

O que motiva uma pessoa a começar a correr, ou a realizar qualquer outra atividade física, é a preocupação de sua saúde geral.

Por isso, o simples ato de começar a correr na rua, cerca de 40 ou 50 minutos diários, já fará uma diferença muito grande em sua vida, que poderá não ser perceptível no começo, mas a longo prazo é recompensadora.

Além do mais, pessoas que não praticam esportes tendem a ter problemas de imunidade, se tornando mais suscetíveis às doenças.

Desta forma, deve-se estimular a prática do esporte desde os primeiros momentos, quando ainda são crianças. O incentivo de ir ao dentista também deve estar presente, por isso leve seu filho a um consultório odontológico infantil.

Uma coisa que se pode dizer sobre os exercícios físicos, é que eles ajudam a diminuir o peso, e ainda diminuem as chances das pessoas desenvolverem doenças cardiovasculares, que são as mais perigosas que qualquer um pode contrair.

A corrida também é importante para a saúde mental, por mais que não seja tão aparente. Quando você realiza atividades desse tipo, seu corpo libera diversos hormônios que são responsáveis pelo humor, então você se sente mais proativo no dia a dia, além de ter menos problemas psicológicos, como ansiedade, por exemplo.

Os benefícios da corrida não se mantém apenas nesses casos, a lista é realmente muito grande, valendo constar mais alguns, como:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora a autoestima;
  • Reduz o risco de diversas doenças;
  • Melhora o seu ânimo.

Por isso, caso você não pratique nenhuma atividade física, o recomendado é que você comece antes, para manter sua saúde geral em dia e conseguir também controlar sua saúde bucal.

Outra forma de cuidar de seus dentes é realizando consultas recorrentes a um dentista periodontia.

Como os problemas bucais podem afetar o desempenho

Agora que ficou mais claro sobre os benefícios de uma atividade física em seu dia a dia, é pertinente entender como a saúde dos dentes tem influência direta no alto desempenho de um atleta.

Quando você está realizando uma atividade que necessita de bastante força, você acaba exercendo muita pressão sob os seus dentes, fazendo com que eles colidam uns com os outros, danificando-os.

Além disso, também podem aparecer manchas nos dentes, sendo necessário procurar por clareamento dental quanto custa.

Se você tiver problema no alinhamento de seus dentes, isso pode comprometer sua respiração, que é uma das coisas mais fundamentais que um atleta de alto desempenho deve ter, por estar em constante “explosão de adrenalina”. 

Outro fator que atrapalha o bom condicionamento físico, é o surgimento de doenças bucais, como a cárie, que podem causar problemas no resto do organismo, influenciando na recuperação pós-atividade.

Por isso, se você não pratica nenhuma atividade física, comece o quanto antes, nem que seja com uma caminhada ou uma corrida do lado de casa.

Caso você já pratique alguma modalidade esportiva, não deixe de visitar recorrentemente o dentista, para que ele possa lhe instruir corretamente, principalmente se estiver com algum problema.