Se você está envolvido ou possui um clube de futebol, é provável que esteja interessado em saber como conseguir o patrocínio de um time esportivo. Parece que, ao operar um clube de futebol, você precisará de um patrocinador de futebol, para ajudar no pagamento de kits de equipe, equipamentos ou viagens em troca de algum anúncio, no entanto, nem sempre é claro qual é a melhor forma de abordar potenciais patrocinadores de futebol.

Talvez você seja uma empresa que deseja patrocinar um time de futebol, mas não tem certeza de como escolher qual clube patrocinar ou quais benefícios isso terá para você e sua empresa. 

Neste post, descrevemos o que um patrocinador pode fazer por um clube, o processo de atração e solicitação de um patrocinador de futebol e alguns dos benefícios que patrocinar um time também pode proporcionar a uma empresa. 

O que são patrocínios em esportes?

Simplificando, um patrocínio no futebol, e no esporte em geral, é um negócio que fornece fundos a um time para ajudá-lo a comprar ativos essenciais como kits de times, equipamentos, instalações de treinamento e até mesmo viagens de ida e volta para os jogos. 

Em troca desse investimento, o patrocinador receberá ampla publicidade em todo o clube, o kit da equipe, em um boletim informativo ou programa, online e assim por diante. O material esportivo da patrocinadora é entregue no centro de treinamento do clube em caixas ou sacolas plásticas, contendo os mais diversos tipos de materiais como: chuteiras, caneleiras, luvas, bolas e etc.

Esta associação pode ser uma excelente forma para as empresas demonstrarem boa responsabilidade social corporativa, aumentando a sua reputação, ao mesmo tempo que também ajudam comercialmente. 

Por que o patrocínio no futebol é importante?

O patrocínio é importante para um clube de futebol, pois pode ajudar a financiar as necessidades para garantir que o clube continue a funcionar. Não só fornece os meios para o seu clube e equipe funcionarem, mas também, em um nível de vaidade, demonstra que você é um clube profissional. 

Ter esse tipo de suporte de uma empresa pode tirar o estresse financeiro de seus ombros, deixando mais tempo para você se concentrar no desempenho, no treinamento e nas partidas. Um patrocínio de futebol funciona nos dois sentidos, dando a uma marca grande exposição e um time de futebol os meios para se concentrar no esporte. 

Como você consegue um patrocinador de equipe?

Existem várias maneiras de atrair empresas que desejam patrocinar times de futebol e, desde que um grande esforço já tenha sido feito para o sucesso de um clube, ocasionalmente as empresas irão abordá-lo antes que você busque seu próprio patrocínio futebolístico. Infelizmente, embora possa parecer atraente esperar por empresas que já estão procurando patrocinar um time de futebol, quanto mais você espera para ser abordado, pior sua situação financeira pode se tornar sem a ajuda de um acordo de patrocínio de futebol estabelecido.

Além da impraticabilidade financeira de esperar, é improvável que a maioria das equipes seja abordada por um patrocinador. Devido à natureza do patrocínio, os patrocinadores de clubes de futebol têm menos probabilidade de procurar ativamente patrocinar um time de futebol, pois o verdadeiro benefício de tal parceria é para o time de futebol. Como tal, esperar para ser abordado por empresas que procuram patrocinar times de futebol é desaconselhável. 

Quais empresas você deve procurar para obter patrocínio?

Se você decidiu pesquisar ativamente o patrocínio de uma equipe esportiva, primeiro deve fazer algumas pesquisas sobre o tipo de empresa que você acha que seria uma boa opção para o seu clube. Quais empresas se alinham com seus valores? Eles combinam com o prestígio do seu clube? Eles têm experiência em patrocínio? Eles são financeiramente viáveis? 

O próximo passo é criar uma ‘lista-alvo’ de empresas para abordar sobre patrocínio. Um bom lugar para começar é procurar novas empresas que precisam de exposição para ajudá-las a construir o conhecimento da marca, especialmente se forem uma empresa local. 

Você também pode olhar para seus clubes concorrentes e direcionar os concorrentes de seus patrocinadores. É bom abordar empresas nas quais você possa falar diretamente com o tomador de decisões, portanto, não ambicione muito em uma grande corporação. 

Talvez se aproxime de empresas que atuam no setor de saúde ou fitness, já que estas naturalmente se alinharão bem com uma equipe esportiva. Você pode até considerar escolas, faculdades ou universidades em sua área local como patrocinadores potenciais do futebol. 

Limite-se às empresas que você acha que seriam as mais adequadas e que ficaria feliz em promover por meio do seu clube. Então, você pode começar a apelar para as empresas da lista para tentar conseguir um patrocínio de futebol para o seu clube. 

Certifique-se de não perder tempo entrando em contato com empresas que não estão em uma posição financeira para apoiar o seu clube, realizando uma extensa pesquisa antes. Isso não apenas tornará sua lista muito mais qualificada, mas também lhe dará uma vantagem competitiva em relação a outros clubes que procuram um patrocinador, pois você terá uma visão mais ampla da empresa e será capaz de propor seu clube melhor de acordo com seus valores. 

Como podemos observar, para um clube de futebol uma empresa patrocinadora é essencial para seu crescimento, com certeza utilizando nossas dicas você vai encontrar uma empresa que goste de seu planejamento e vai te ajudar a crescer juntamente com a publicidade da empresa.