O desempenho de resistência é mentalmente difícil; os melhores atletas podem se esforçar para sustentar a fadiga física e permanecer psicologicamente positivos em longas distâncias e durações. 

Mas, de acordo com especialistas, isso não acontece por acaso; atletas de resistência podem treinar a mente para desenvolver o controle emocional.

O controle emocional é uma habilidade necessária para lidar com o estresse da competição, mas a boa notícia é que você pode trabalhar para melhorá-lo. Focar no controle emocional pode e irá levar a um melhor desempenho. E embora não possa transformar o proverbial cavalo de corrida em um cavalo de corrida, ele pode fazer os dois andarem mais rápido.

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Atletas que não possuem um controle emocional tratado de forma correta, desencadeiam além da ansiedade para praticar o esporte, também desenvolvem problemas em suas vidas pessoais, como a ejaculação precoce no caso dos homens.

Nesse caso, iniciar um tratamento de controle emocional para atletas e um tratamento para ejaculação precoce com um profissional da área é fundamental, pois dessa forma o atleta vai aumentar seus resultados no esporte praticado e melhorar sua saúde emocional na sua vida pessoal. Estudos realizados, podem ajudar muito a psicologia no esporte a melhorar o desempenho dos atletas.

Esses estudos fornecem um grande conjunto de dados que podem instruir e fazer recomendações para atletas de resistência. Vamos ver alguns pontos importantes:

Tendências

Uma análise dos resultados desses estudos mostra várias tendências. Primeiro, é normal sentir emoções intensas antes da competição. Muitos atletas se sentem muito ansiosos. A ansiedade pode estar relacionada à preparação inadequada para o esporte, estabelecendo uma meta que está além de sua capacidade ou percebendo que sua função é excessivamente difícil. 

Raramente os atletas acertam todas essas coisas e eles devem se sentir ansiosos antes de uma corrida, por exemplo.

No entanto, eles devem tentar interpretar esses sentimentos como se estivessem excitados; o desempenho esportivo é por natureza incerto, e mesmo os atletas mais confiantes ainda têm um certo grau de expectativa em relação a como as coisas vão acabar. É possível sentir-se ansioso, mas interpretar esses sentimentos de forma motivacional como estando pronto para o desempenho, a ansiedade pode ser considerada um ponto positivo.

Segunda tendência 

Nesse ponto, os atletas experimentam uma mistura de estados emocionais durante sessões de exercícios longos e intensos. Os corredores, por exemplo, devem esperar sentir-se cansados. Os atletas que lidam com a resistência tendem a sentir fadiga e felicidade simultaneamente, enquanto os atletas que não lidam muito bem tendem a se sentir cansados, deprimidos e com raiva ao mesmo tempo. Lidando um pouco com a aparência a utilização do msm enxofre ajuda na produção de colágeno para o corpo e são proteínas essenciais para uma boa pele.

Terceira tendência 

A resistência psicológica é construída sobre uma plataforma firme de preparo físico. Para desfrutar de repetidas sessões de exercícios intensos durante a competição, você precisa ter experimentado repetidas sessões de fadiga que se seguem a exercícios de longa duração no treinamento. 

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Da mesma forma que você treina seu corpo para lidar com as demandas do treinamento, você também treina sua mente para pensar positivamente sobre a experiência.

Desenvolvendo controle emocional

Aprender a reconhecer seu perfil emocional associado ao sucesso

Todos nós já experimentamos emoções intensas antes de eventos importantes. Alguns atletas podem canalizar esses sentimentos para melhorar o desempenho; alguns podem regular esses sentimentos e reduzir a ansiedade, enquanto outros ficam debilitados pela ansiedade.

Usando um exemplo de três atletas, o primeiro sentindo-se animado e calmo, o segundo ansioso e animado e o terceiro ansioso e desanimado, os atletas 1 e 2 devem ter um desempenho bem-sucedido, enquanto o atleta 3 provavelmente terá um desempenho ruim.

O atleta 1 é um perfil emocional caracterizado por sentir-se vigoroso, animado, alerta e controlado. Este atleta regulou emoções negativas e desagradáveis. É um perfil frequentemente associado a uma auto confiança suprema e à percepção de que todos os desafios podem ser alcançados.

O atleta 2 mostra um perfil emocional diferente associado ao sucesso. Em contraste com o atleta 1, o atleta 2 tem um perfil representado por uma sensação de vigor, tensão e raiva. O atleta 2 usará sentimentos de tensão e raiva para ajudar na motivação. Para o atleta 2, sentir-se tenso pode ser como um sinal de alerta – ‘Estou prestes a tentar atingir uma meta importante e, a menos que trabalhe muito, não alcançarei minha meta’.

Já com o atleta 3 é diferente. Este atleta se sente ansioso, com raiva, desanimado e deprimido. Essas emoções podem interferir no desempenho. Sentir-se tenso pode fazer com que você queira se esforçar mais, mas quando combinado com a sensação de depressão, pode fazer você ter vontade de desistir. Pesquisas descobriram que se sentir desanimado e deprimido é possivelmente a emoção mais prejudicial a se sentir antes e durante a competição. 

O desempenho deve ser avaliado em relação às suas próprias expectativas e objetivos. Você precisará de cerca de cinco apresentações bem-sucedidas e cinco malsucedidas antes de reunir tendências. Obviamente, isso nem sempre é possível, pois você pode estar tendo uma boa forma onde a maioria das sessões são bem-sucedidas.

Uma maneira de começar é pensar em alguns de seus desempenhos recentes e avaliar como você se sentiu antes de alguma competição em que teve um bom desempenho (em relação às suas próprias expectativas) e algumas em que teve um desempenho ruim (novamente em relação às suas próprias expectativas). 

Uma vez que você tenha um perfil associado a um desempenho bem ou mal sucedido, um programa de habilidades psicológicas pode ser adaptado para suas necessidades específicas.